
É normal quando ao pensar em uma faculdade de design de moda, pensar no glamour dos desfiles e das passarelas internacionais, e dos grandes lançamentos de moda.
No entanto, a faculdade apesar de ter vertentes com tendências fashionistas, ela não é apenas sobre isso, e tem muito mais do que aparenta. O curso é muito rico em criações, produções, estudo sobre o mercado têxtil e toda a cadeia de produção.
Ele envolve a criação de peças, acessórios, entre outros. Pois a moda não está resumida apenas às roupas que vestimos, mas a todos os itens que compõem um look completo.
Quer saber mais sobre a formação? Veja a seguir!
DICA: Cursos de Graduação EaD na Estácio com desconto. Acesse agora!
Como é a formação na faculdade de design de moda?
O profissional formado nessa área, pode atuar em vários segmentos, e pode seguir diferentes cursos de carreira, mas todas elas culminam em produções e criações. Logo, você estará sempre exercendo o seu lado criativo.
Alguns conhecem como essa faculdade como a faculdade de moda, mas o correto é design de moda, já que você aprende a modelar (mas não como modelo), mas sim como desenvolver todo o processo criativo de uma peça.
A formação tem duração média de 4 anos, como bacharelado, e ao longo do curso, o aluno aprenderá de forma prática e teórica tudo que envolve o universo da moda, por trás dos bastidores.
Ele aprenderá desde início, quando a moda foi criada e os motivos pelo qual ela passou a existir, quanto desenhos e criações de projetos.
Existem disciplinas que são necessárias, mas em um primeiro momento, pode parecer não fazer parte daquele universo, mas elas farão a diferença no exercício da profissão, são elas:
- Noções de administração;
- Gestão de equipes;
- Contabilidade;
- Marketing;
- Vendas.
Tudo isso, para que ao final do curso, o aluno esteja pronto para atuar na área, entendendo como fazer para que suas criações cheguem até o seu público-alvo e entendendo como cobrar corretamente pelo seu trabalho.
Essas disciplinas estão listadas como teóricas, mas no decorrer dos períodos, é possível praticar com os exercícios e propostas de estudo. E por fim, existem as disciplinas práticas, que envolvem atividades, como:
- Corte;
- Modelagem;
- Costura;
- Desenho.
E este conjunto é muito importante para aplicação do aluno no mercado de trabalho, principalmente se ele se tornar um produtor independente, ou seja, um empreendedor da área de moda.
Quais são as principais disciplinas da faculdade de design de moda?
Apesar das disciplinas citadas anteriormente serem essenciais para a formação profissional, existem outras disciplinas que são necessárias e complementares com todo o aprendizado.
Principalmente, porque a faculdade de design de moda não é apenas sobre criação, mas sim do desenho até a produção e comercialização.
E para que toda essa cadeia aconteça corretamente, é necessário aprender várias disciplinas, e não apenas de forma teórica, mas na prática, para entender sua aplicação fora da instituição de ensino.
Por isso, conheça as principais disciplinas nas instituições públicas e privadas:
- Alfaiataria;
- Ateliê (figurino e modelagem);
- Comunicação;
- Consultoria de estilo;
- Desenho (técnico e de moda);
- História;
- Tecnologia e materiais têxteis;
- Negócios relacionados à moda;
- Produção de moda;
- Técnicas para criação de peças.
E essas são apenas as principais disciplinas, já que o curso é de 4 anos! Tudo isso para capacitar o aluno para atuação em campo logo após a formação.
Quais são as áreas de atuação para os profissionais formados em design de moda?
Ao se formar em design de moda, você se depara com um mundo de possibilidades, que permite atuação em diversos campos e em diversos segmentos. Mas cada uma das direções requer um preparo diferente, bem como habilidades diferentes.
Por isso, conheça algumas das áreas em que um design de moda pode atuar após sua formação.
Estilista
O estilista ou o designer de moda, é a profissão mais conhecida e badalada da faculdade de design de moda. Esse é o profissional responsável pelo desenho de novas coleções, que precisam ser coesas, e refletir ideais da marca.
É dele a responsabilidade de projetar novos calçados, peças de roupas e acessórios. E também que dita as regras em relação aos tecidos e materiais em geral que são utilizados na fabricação das suas peças.
Figurinista
O formando em design de moda pode atuar como figurinista, e em diversos setores. Mas a aplicação dos seus conhecimentos será de uma forma um pouco diferente. Cabe a ele orientar as escolhas de peças para compor uma determinada produção, que pode ser:
- Para programas de televisão;
- Séries;
- Filmes;
- Teatros;
- Escola de samba;
- Apresentações e shows.
Consultor de moda
Por fim, essa é uma das tendências do mercado de trabalho para os formandos de design de moda, também conhecido como Personal Stylist.
Esse é o profissional responsável por prestar uma consultoria relacionada à imagem de seus clientes, com orientações sobre roupas mais adequadas, paleta de cores, estilos, uso de acessórios, entre outros.
Normalmente contratado para melhorar o visual do seu cliente, em algum setor da vida, como por exemplo, melhorar sua imagem no trabalho, ensinando as combinações mais adequadas de acordo com seu tipo de corpo e área de atuação.
Deixe um comentário